Home About Afiliação? Afiliados Reviews Tutoriais Extras +Follow

29 novembro 2014

O Que Aconteceu Com a Lei Sopa/Pipa, afinal?

OBS: As imagens não estão nada a ver com o post, coloquei-as porque são bonitas ;3
Heey, neutros!
De boas? Dessa vez, eu não demorei, certo? Acredito que a partir de agora, eu consiga postar com mais frequência no ZN, pois estou praticamente de férias do colégio, minhas provas já acabaram e graças a Deus fui bem em todas! Agora só falta mais uma provinha de vestibular e então irei hibernar em casa durante todos os dias -q Enfim, hoje eu vim POLEMIZAR, zueira, mas vim retomar um assunto que se tornou muito polêmico no mundo otaku e na internet em geral quando as leis SOPA e PIPA poderiam entrar em vigor e alterar todo o meio de download de arquivos.

Mas, depois de todo aquele escândalo, qual foi o fim da SOPA/PIPA? E as consequências?

Primeiramente, você que não sabe do que eu estou falando e está meio que brisando com este assunto, irei dar um breve resumo do que aconteceu: Em torno de 2011, dois projetos de leis foram propostos nos EUA, ambos relacionadas a pirataria na internet para que autores possam combater o tráfego de suas autorias e combater sites relacionados ao compartilhamento desses arquivos, especialmente sites hospedados fora das Estados Unidos. Era a primeira vez que usuários teriam seus provedores censurados de tal modo que atingiria não só os americanos, como correu o risco de nós, brasileiro, também sermos afetados e fomos.

Com isso, ocorreu uma mobilização de MUITA gente contra essas leis, tanto que vários sites de grandes nomes se juntaram a essa causa. Um deles foi o Wikipédia em inglês que teve um "apagão" como uma manifestação e ao tentar entrar no site, aparecia uma imagem sobre o protesto, vários outros sites do wikipédia em outras línguas também fizeram o mesmo.

Eu lembro que apareceu também o grupo Anonymous, e a coisa só foi crescendo cada vez mais. Os brasileiros diziam que o Brasil é um país onde a liberdade de expressão era predominante, porém não havia garantia alguma de que não iriamos aderir a SOPA/PIPA também. Obviamente, que teve um pouco de zueira, tipo: Sopa, por que você não fica no prato? E pipa, por que não fica no céu? :v

Então, mesmo com todo essa crítica a lei, ainda teve o estopim para causar ainda mais revolta, que foi o fechamento do MegaUpload que na época era o site mais popular e o que mais tinha arquivos hospedados. A partir de então, minha gente, a treta começou a ficar cada vez maior e mais sites foram sendo aos poucos fechados ou então seus arquivos eram tirados. Séries, filmes, animes e todo e qualquer arquivo considerado "pirata" foi removido. Alguns sites por medo de serem excluídos de vez pelo governo americano, retiraram seus próprios conteúdos.
Nisso tudo, as leis ainda não haviam sido aprovadas realmente. Depois que as coisas se acalmaram, o que aconteceu? Bem, as leis estavam para serem votadas, porém acabaram sendo arquivadas e adiadas, a explicação foi basicamente por causa da enorme crítica que receberam. Como não há uma data prevista para uma nova votação, elas ainda exitem, mas estão lá, no canto delas. Porém, o risco de uma nova lei aparecer com o mesmo objetivo ainda é grande, então é bom ficarmos espertos!

No final de toda essa confusão, as consequências mais visíveis - para o lado otaku - foram diversos animes perdidos e mangás. Foram tantos que até hoje ainda vemos alguns sites onde alguns episódios estão faltando ou onde eles ainda estão repostando e tals. Outras consequências maiores, foi a prisão de algumas pessoas, como o dono do MegaUpload, que eu nem imagino qual foi o fim desse ser.
De qualquer forma, não podemos deixar que controlem nossa forma de pensar e o que devemos ou não ver. É nosso direito poder nos expressar com liberdade, certo? O lado bom é que no final, a SOPA caiu do prato e a PIPA foi cortada shausha'
Até mais!

6 comentários:

  1. Yooo belezura!?
    Nossa já faz um tempinho que não venho aqui, porém não sei se eu é que sumi ou se foi você quem deu um tempinho na blogosfera (muita gente tem feito isso por causa das provas).
    Enfim, me lembro que foi a maior treta essas leis, me lembro que teve site de animes falando que eles é quem mandavam nessa bagaça toda e ninguém iria se meter e talls, porém como você disse depois a coisa foi acalmando tanto que só fui me lembrar disso por causa de você, caso contrário era bem capaz de me perguntarem o que diabos foi a Lei Sopa e Pipa e eu nem me lembar mais do que se tratava.
    Espero que elas fiquem lá no cantinho deles e que esses Norte Americanos segurem a onda, pois não somos as negas deles u3u
    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Acho que talvez tenha sido eu, por culpa de provas e vestibular, acho que nunca estudei tanto na minha vida ç.ç
      Lembro dessas coisas também sashau' Eu acabei me lembrando por acaso esses dias sobre essas leis, se não, provavelmente, iria esquecer também. Concordo!
      Até!

      Excluir
  2. Essa lei só serviu para causar o maior fuzuê na internet, mds... Eu ainda lembro o quanto o povo ficou chateado quando o Megaupload foi fechado, eu quase chorei quando eu vi minhas fansubs prediletas perderem os projetos. Eu lembro que vários atores e cantores nacionais e internacionais se manisfestaram quanto ao fechamento do hospedeiro, foi tenso.

    Ainda bem que depois dessa pancada, todos na internet estão conseguindo se reerguer e upar todos os arquivos perdidos novamente.

    Abraço Tane | EO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... Foi algo triste mesmo, ainda mais para as fansubs que viram todo o esforço indo por ralo abaixo. Ainda bem mesmo ;3
      Até.

      Excluir
  3. Ah claro eu me lembro dessa confusão o que não faltava no facebook era piadinhas com essas leis, o pessoal ficou cabreiro e tal... mas acho q eles viram q não adianta tentar implantar essa lei ou criar uma nova pq essa bagaça vai ter RIOT! E se os tals de Anonimus entrou no meio é pq - desculpe o palavreado - a porra ficou séria! Enfim... duvido muito q voltem!


    http://animesjaychan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre terá zueira, não adianta ehueh -q Espero que nunca voltem mesmo, oremos pra que fiquem longe u.u

      Excluir

Regras:
- Respeite a opinião dos outros.
- Se tiver errado algo na postagem, pode comentar avisando (:
- Não me venha com "Seguindo, segue de volta?".
- Não comente apenas para divulgar seu blog.
- Pode comentar e colocar o link no final.
- Responderei a todos.
- E por favor, diga o que pensa, opine! ;3