Home About Afiliação? Afiliados Reviews Tutoriais Extras +Follow

30 novembro 2013

Você sabe o que é Ojigi?

Heey, neutros!
Aqui começou a esquentar novamente, o que me irrita e pra piorar o meu ar condicionado não parece funcionar direito, toda a vez que o ligo sai um cheiro esquisito.. Aja paciência. Enfim, vocês sabem o que é o Ojigi? Provavelmente já o viram em muitos nos animes, mangás e em lutas karatê. Todo o país tem sua forma de cumprimentar aqui é mais com um aperto de mão, beijos no rosto, um "tchauzinho", e outras formas esquisitas de contato físico. Mas no Japão usa-se o Ojigi que é aquele tradicional inclinamento. Porém, não vai pensando que é só se inclinar pra frente se não vai pagar mico, até o Ojigi tem suas regras u.u

O gesto pode ter vários significados como: respeito, cumprimento, desculpas, reverência e tals... O que é preciso para fazer um Ojigi correto? Bem, primeiramente juntar os pés. A mulher deve uni-los desde os calcanhares até as pontas. Já o homem pode manter uma abertura de 60 graus nas pontas ou deixar os pés separados. Depois, inclinar-se um pouco a partir da cintura, nessa hora não fique corcunda, mantenha a coluna reta e.ê Nada de olhar pra cima, fique olhando seu próprio corpo. Clique em Continue para ler mais!

Quanto mais tiver inclinação mais é o formalismo. Esta é a regra básica. Inclinar-se 15 graus (Eshaku) é normalmente utilizado para cumprimentar. Inclinar-se de 30 à 35 graus (Keirei) saudação padrão usada para cumprimentar amigos, familiares ou para se encontrar ou se despedir, mas também utilizado em competições. Inclinar-se 45 graus é usado para se desculpar ou mostrar apreciação profunda. No Dojo se deve fazer na abertura e no encerramento da aula.
Existe também a inclinação de 90 graus, muitas vezes visto nos jornais e na Tv, quando um escândalo foi descoberto e os responsáveis pedem desculpas pela imprensa. É a forma mais exagerada de pedir desculpas, só quando a merda que fez é muito grande. Eu vi uma história em que o filho de uma mulher entrou, sem querer, na frente da foto de um Otaku fascinado por trem e o Otaku ameaçou machucá-lo se a mãe não se desculpasse se ajoelhando praticamente. Ela o fez e ele soltou o menino. Mas essa também é uma das formas mais humilhantes de se desculpar.

O cumprimento sentado é conhecido como Zarei. Já ajoelhar-se e inclinar-se para frente é o Kirei, usado tanto em ambientes internos quanto na rua, mas principalmente nos treinos no Dojo. Agora se ajoelhar e enfiar praticamente a cara no chão é conhecido como Dogesa, era uma reverência usada no Japão feudal quando um Senhor Feudal passava pela via pública. Atualmente, só se utiliza para suplicar perdão por uma falta grave (Foi esse que a mãe do garoto foi obrigada a utilizar /:).
Caso for cumprimentar um japonês você já tem noção do que fazer, certo? Eles não gostam muito de contato físico, a não ser que sejam muito íntimos, mas não que tenham nojo é apenas falta de costume. Não seja o tipo de pessoa que já vai abraçando com todo a intimidade do mundo, ninguém gosta disso e.ê
Então, até mais!

Créditos ao: Blog da Sashiko

12 comentários:

  1. Nossa muito bom o post...

    Tane, eu assisti um anime (Não lembro o nome agora, mas quando lembrar volto aqui pra falar) que o pai do personagem principal fazia um super Ojigi para se desculpar, ele ate brilhava kkkkk. Era muito engraçado.
    Lembra eu volto aqui.

    Abraço.
    Diego|Sendo um Otaku||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ;3
      shauhsuash' Super hiper mega Ojigi. Ok, estou esperando u.u

      Excluir
  2. Gostei do post <3 Eu iria pagar um micão se fosse pro japão, pois antes ler esse post eu faria tipo, um Ojigi de 45 graus pra todo mundo ahsuashasuhash xD
    Até :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado ;3
      hsuahsuahs' Acho que eu também faria algo assim e.e

      Excluir
  3. Resumo da ópera: brasileiro é pegajoso.
    Imagina que tenso uma pessoa vai pro Japão e chega dando beijo na bochecha achando que é como aqui, eu morria.
    Mas só prova que o Japão é rígido até com isso, não que seja ruim, é respeitoso e faz parte da cultura mas esse negócio de se ajoelhar pra pedir desculpa é exagero. Eu fazia essa de se ajoelhar e colocar a cabeça no chão pra cumprimentar meu professor de judô.
    Gostei do post, já me ajudou bastante, quando eu for pra lá vou lembrar dessas dicas >3o

    Beeeeijos, Neko!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsaushau' Sim e muito.
      Eu queria saber que tipo de reação um japonês teria ou se nem sequer teria alguma reação. Pois é, mas costume é costume.
      Fico feliz com isso ;3
      Até!

      Excluir
  4. A cultura japonesa é realmente oposto do Brasil.
    No começo era difícil acostumar da cultura do Brasil, ate ficava sem jeito de ver as pessoas que andavam de mãos dados. Mas hoje em dia, vejo que isso foi uma frescura da japas, pois adoro cumprimentar de beijos na bochecha *---*
    Portanto, ainda acho legal os respeitos que os japoneses tem para as pessoas.
    Pois eles são criados assim desde nasceram ;)

    Kiss

    http://tsuki-no-shita.blospot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É apenas falta de costume, lá é até difícil ver um casal andando de mão dada, aqui você já vê os dois se pegando na frente de todo mundo shuashau'
      Sim, acho que seria bom se aqui tivesse algo respeitoso assim. Até!

      Excluir
  5. D: Menina eu ia me auto-humilhar na frente de todo mundo !
    eu ia fazer sempre o de 45º C 'O' , tipo os japoneses iam ficar tudo poker face :v

    Que coisa louca essa hein , não olhar pra frente , coluna eta dhoshdOHDSj quanta regraaaaaaaa !

    Mas obrigada pelo post , corri sérios riscos de eu passar vergonha sem saber e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shaushuash' Antes de saber sobre isso, eu também me auto-humilharia. Pois é, tem que ser tudo certinho u.u
      De nada, fico feliz que ele tenha ajudado ;3

      Excluir
  6. Postagem perfeita, nem sonhava que havia tantas variantes mesmo tendo noção da importância que se dá aos cargos e à formalidade no Japão. Sabia que quanto mais profunda a inclinação, mais respeitosa e humilde, mas sabia lá que se tinha de juntar os pés >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, pois é, tem muitas regras para se fazer um Ojigi perfeito. hsuashau'

      Excluir

Regras:
- Respeite a opinião dos outros.
- Se tiver errado algo na postagem, pode comentar avisando (:
- Não me venha com "Seguindo, segue de volta?".
- Não comente apenas para divulgar seu blog.
- Pode comentar e colocar o link no final.
- Responderei a todos.
- E por favor, diga o que pensa, opine! ;3