Home About Afiliação? Afiliados Reviews Tutoriais Extras +Follow

21 novembro 2013

Sufixos Japoneses, Sei Que Você Usa

Heey, neutralizados! (Ok, isso ficou estranho e.ê)
Aqui está muito quente e o calor me irrita, pois tudo passa a me incomodar, tenho vontade de raspar até meu cabelo, porque ele passa a me esquentar muito. Eu ia ficar tão sexy careca - sqn hsuashau' Então, acho que todos vocês, com certeza, conhecem os sufixos japoneses e os usam muito, isso é quase uma regra em ser Otaku. Usar os sufixos. Não só pra mostrar respeito, mas pra provar que você é realmente um otaku e otakus usam os sufixos, porque a gente pode u.u

Existem muitos tipos de sufixos, mas os que mais conhecemos são aqueles que vemos ou lemos nos mangás e animes. Acabamos ficando tão viciados que usamos no nosso dia a dia e tem gente que fica "Que merda é essa? .-." hsausha' E, é nessa parte que temos que explicar tudo... Só eu que tenho vontade de chegar em um professor e chamá-lo de Sensei? Já quase fiz isso, mas achei melhor não e.ê Esses sufixos são usados após o nome da pessoa, são meios que títulos de honra. Vamos ver alguns:

San - é o mais popular fora do Japão. Usado muito com pessoas que estão no mesmo patamar que você, de um jeito mais simples, tipo na mesma profissão. Pode ser usado para homens e mulheres. A tradução seria "senhor" e "senhora".

Kun - também é muito conhecido - Me lembra a Sakura do Naruto falando Sasuke-kun o tempo todo x.x -, é usado para garotos. Porém, normalmente usam com o segundo nome. Vamos usar o Sasuke como exemplo:
Nome: Sasuke Uchiha
Primeiro modo: Sasuke-kun
Segundo modo: Uchiha-kun
Pode-se usar das duas formas, esse sufixo é muito respeitoso.

Chan - é usado quando já existe uma certa intimidade, segurança com a outra pessoa. Geralmente usam muito com as garotas, mas não é obrigatório. Mas raramente vejo um garoto com chan no final do nome .-.
Senpai e kohai - é usado com colegas mais velhos, professores e mestres. Ou alguém que esteja te repassando algum ensinamento ou coisa parecida. Kohai é o contrário, usado com os mais jovens. Porém, tratar alguém diretamente com esse sufixo pode ser considerado rude. Sendo assim, o kun é melhor e.e

Sama - é a versão formal de San, usado com pessoas muito importantes, como imperadores e deuses. As vezes, acontece de um vendedor tratar seu cliente com sama (Claro, ele tem que agradá-lo u.u).

Nii-chan ou Nii-san - é usado entre a família muito com os irmão mais velhos.
Ne-chan ou Nee-san - é usado com as irmãs mais velhas.
Ji e Zo - Ji corresponde ao segundo filho e Zo ao terceiro.
Mi - Significa beleza. Alguns nomes japoneses terminam com Mi, tipo: Yumi, Mayumi, Tanemi (Ficou feio shaushau')
Bochan - Usado pra crianças ricas. Geralmente são os mordomos que usam.

Só para lembrar, NUNCA cumprimente um japonês com beijo no rosto ou aperto de mão. Não tenho certeza, mas acho que eles consideram isso desrespeito. Use o Ojigi que é a reverência na qual você se curva. Oh, vou fazer um post falando sobre isso *-* shaushau' Mas pra não ficar longo demais, vou deixar pro próximo.
Até mais!

10 comentários:

  1. Eu uso muitos xD Ah, muita pessoas me chamam de Harumi-chii u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso as vezes hsauhsua' Harumi-chan é fofo *-*

      Excluir
  2. Eu tenho 2 amigas no meu antigo trabalho e nos falamos um com o outro usando os sufixos, Chan e Kun, de vez em quando o Chin kkkkk.

    E muito divertido.

    Tane, você poderia tirar essa verificação de palavras dos comentários, e muito chato kkk.

    A postagem esta muito boa tane...
    Diego|Sendo um Otaku||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuashua' Tipo, Diego-kun? Isso acaba viciando x.x
      Nem sabia que a verificação de palavras tava ativada e.ê Mals, já desativei. Obrigada ;3

      Excluir
  3. Olá.

    Eu não uso sufixos, mas um amigo meu eu chamo de Sanocchin (alguns chamam ele de Moe, LOL).

    "Senpai" e "Kouhai" são mais usados pra colegas de classe, mesmo. Senpai pra alguém que está em uma série superior que você, Kouhai pra alguém que está numa série anterior, mas não são usados com professores (são só Senseis mesmo, mas "sensei" também é usado pra quem te ensina qualquer coisa, então é pra mestres em geral).

    É realmente raro alguém chamar um adolescente ou um homem adulto com "chan", é meio que muita intimidade (ou um amigo que gosta de implicar, lulz).

    Kun também é usado para mulheres! o3o Mas nesse caso, é no ambiente de trabalho, quando a posição dela é abaixo da sua (por exemplo, você é a chefe, e chama suas secretárias ou as mulheres de outro departamento com "kun" no final). Digo, não me lembro bem se chamam outras mulheres na mesma posição que a sua com "kun", q.

    "NI-CHAN" NON ECXISTE! Pelo menos não pra se tratar o irmão mais velho! O certo seria nii-chan, que vem de Onii (irmão mais velho). A pronúncia é parecida com Oni, que significa "demônio" ("D-demônio-chan..."), ASDGADFGGH xD

    "Ne-chan" não sei direito, mas irmã mais velha é "onee".
    E acredito que no "nessan" e no "niissa" não arrasta o "s" (estou bem segura disso, mas ainda recomento checar num site especializado em cultura japonesa ou num dicionário).

    Tem vezes que eles nem usam sufixo, LOL. Mas aí é quando a pessoa é REALMENTE íntima. Digo, íntima meeesmo. Mas quando não são íntimos, pode ser considerado meio que uma ofensa (eu me asseguraria até de pedir permissão, porque mal entendido na vida é o que não falta, e.e)

    Sobre esse dos vendedores, acontece até no Brasil, lol. Acontece mais com os chamados flanelinhas. Uma vez meu pai foi estacionar o carro perto de uma lanchonete, e chegou um chamando ele de patrão (e a combi velha dele não era muito "aristocrática", xD).

    Eu comecei a rir quando você comentou que ia ficar sexy careca, Tane.

    Nem tem muito a ver com isso, mas é uma otakice, então acho que conta. Um casal de amigas minhas foi numa lojinha de Akiba comprar material pra desenho, e enquanto uma delas esperava o pedido, a outra começou a cantar a música de Kagerou Days (nem é muito conhecido, mas tem um mangá e soube que vai virar anime em 2014) em japonês.
    Tá, nenhum problema aparente, mas a música fala sobre tristeza e suicídio, ASDGADG. Até que uma velhinha japonesa começou a olhar pra ela com raiva, ela parou de cantar.

    Caramba, isso ficou enorme. Até ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Eu também não costumo usar muito, mas ai vai de cada um né hsuashau' Moe? e.ê

      O Sensei é muito mais usado mesmo, já tinha notado isso. Em K-On, as meninas usam muito Kohai e Senpai entre elas, eu acho isso muito legal. Esse história do "Chan" com garotos, eu já vi e de início achei muito estranho, mas ai eu pesquisei e soube que podia usar com homens também shaushuash' No Japão tem isso de só falar certas coisas quando já tem muita intimidade - Acho que no Brasil também e.ê

      Eu digitei errado o "Nichan", minha dicção é uma bosta Ç.Ç Obrigada por comentar, já arrumei! Ne-chan, eu tenho certeza que é usado com as irmãs mais velhas, mas vou dar mais uma checada dos outros que falou, ok? Obrigada de novo ;3

      hsaushau' Pois é. Tem que ser tipo MUITO íntimo pra não usar os sufixos, se não prepare-se para ser um sem educação e.ê

      hsaushausha' Eu ri com a história do seu pai, uns chamam o meu de "patrão" ou mesmo sem conhecer "Amigo ou chefe". É muito engraçado! Eu ia ficar muito sexy careca mesmo u.u

      A velhinha deve ter pensado: "Ela quer se matar?" hsuahsau' Essa cena deve ter sido muito engraçada. Obrigada por comentar e me ajudar a melhorar o post! Acho que a minha resposta também ficou enorme x.x

      Até o/

      Excluir
  4. oieee,gostaria sim de uma parceria; podemos fazer?
    http://gliter-lovely.blogspot.com.br/2013/11/determinada.html#more
    se puder,me passa um banner seu com 88X31 , ok?
    bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, vou mandar em um comentário no seu blog ;3

      Excluir
  5. Parabéns Tane, já atingiu a primeira meta do seu blog assim tão rápido... Parabéns mesmo.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Regras:
- Respeite a opinião dos outros.
- Se tiver errado algo na postagem, pode comentar avisando (:
- Não me venha com "Seguindo, segue de volta?".
- Não comente apenas para divulgar seu blog.
- Pode comentar e colocar o link no final.
- Responderei a todos.
- E por favor, diga o que pensa, opine! ;3